Guillermo Del Toro será responsável pela produção de Pinocchio, que dará vida ao conto numa animação em stop-motion e 3D também. Esta será a primeira animação sem viés infantil baseado no clássico personagem de madeira criado pelo italiano Carlo Collodi.
O projeto que era pra ser realizado no ano de 2006, na época, foi adiado por conta do diretor ter abandonado o projeto para realização do filme O Labirinto do Fauno.
Já foram contratados para o longa Mark Gustafson (O Fantástico Sr. Raposo) e Gris Grimly (ilustrador de livros com temática sombria, como The Legend of Sleepy Hollow). Os elementos em 3D serão feitos pela empresa inglesa MacKinnon e Saunders, que foi a responsável por notáveis trabalhos em O Fantástico Sr. Raposo e A Noiva Cadáver. A produção musical será de Nick Cave. A adaptação do roteiro ficou por conta de Del Toro, que já garantiu que será fiel ao original, o que remete ao tema mais “sombrio” que envolve todos os contos de fadas originais. Guillermo Del Toro pretende co-dirigir com Mark Gustafson.
Veja as palavras do próprio Del Toro:
“Todo conto de fadas e todas as narrativas infantis têm que ter elementos sombrios, algo que os Irmãos Grimm, Hans Christian Anderson e Walt Disney entendiam. A maioria de nós tendemos a chamar muitas coisas de “disneyficadas”, mas muitas pessoas se esquecem o quão perturbadoras são as melhores animações da Disney, inclusive as crianças que são transformadas em burros no filme Pinocchio. O que estamos tentando fazer é apresentar um Pinocchio que é mais fiel àquilo que o Collodi escreveu. A Fada Azul é na realidade o espírito de uma garota morta. Pinocchio tem estranhos momentos de sonhos lúcidos que são quase alucinações. A baleia que engole Pinocchio é na verdade um cação gigante, o que permite uma escala e design mais clássicos. Ele é um dos personagens cuja pureza permite sobreviver nesse cenário sombrio de ladrões e vândalos, emergindo da escuridão com sua alma intacta.”
Extraído do link: http://www.artilhariacultural.com/2011/03/15/nova-versao-de-pinoquio-sera-mais-sombria-e-fiel-ao-original/
Desde que Len Lie criou o primeiro filme em Stop Motion, o famoso "The Peanut Vendor" que esta forma de animação foi produzida ocasionalmente e nos últimos anos vem se destacando no Brasil. Não podemos esquecer do Cristal encantado que foi todo executado com animatronics, bonecos articulados com esqueleto metálico para produzirem movimentos requintados.