Saiba como o Desenho Animado começou no Brasil:

Bem vindu!
Aqui você fica sabendo como é feito um desenho animado tradicional (2D), suas etapas e sua evolução. Algumas biografias resumidas do pessoal da
animação. Aqui tem art concept, layouts, story boards, models, memórias, repertório de Glória Costa animadora e seu professor e amigo, o animador Mario Lantana, links de animação. Vai encontrar também ilustrações de Glória Costa. Curiosidades e muito mais!

domingo, 31 de março de 2013

Versão de Pinocchio em Stop Motion


Guillermo Del Toro será responsável pela produção de Pinocchio, que dará vida ao conto numa animação em stop-motion e 3D também. Esta será a primeira animação sem viés infantil baseado no clássico personagem de madeira criado pelo italiano Carlo Collodi
O projeto que era pra ser realizado no ano de 2006, na época, foi adiado por conta do diretor ter abandonado o projeto para realização do filme O Labirinto do Fauno.
Já foram contratados para o longa Mark Gustafson (O Fantástico Sr. Raposo) e Gris Grimly (ilustrador de livros com temática sombria, como The Legend of Sleepy Hollow). Os elementos em 3D serão feitos pela empresa inglesa MacKinnon e Saunders, que foi a responsável por notáveis trabalhos em O Fantástico Sr. Raposo e A Noiva Cadáver. A produção musical será de Nick Cave. A adaptação do roteiro ficou por conta de Del Toro, que já garantiu que será  fiel ao original, o que remete ao tema mais “sombrio” que envolve  todos os contos de fadas originais. Guillermo Del Toro pretende co-dirigir com Mark Gustafson.

A nota que obtive é que ele pretende lançar o filme em 2014, mas já pesquei umas imagens neste link do "first look" (http://collider.com/guillermo-del-toro-pinocchio-images/)





Veja as palavras do próprio Del Toro:
 “Todo conto de fadas e todas as narrativas infantis têm que ter elementos sombrios, algo que os Irmãos Grimm, Hans Christian Anderson e Walt Disney entendiam. A maioria de nós tendemos a chamar muitas coisas de “disneyficadas”, mas muitas pessoas se esquecem o quão perturbadoras são as melhores animações da Disney, inclusive as crianças que são transformadas em burros no filme Pinocchio. O que estamos tentando fazer é apresentar um Pinocchio que é mais fiel àquilo que o Collodi escreveu. A Fada Azul é na realidade o espírito de uma garota morta. Pinocchio tem estranhos momentos de sonhos lúcidos que são quase alucinações. A baleia que engole Pinocchio é na verdade um cação gigante, o que permite uma escala e design mais clássicos. Ele é um dos personagens cuja pureza permite sobreviver nesse cenário sombrio de ladrões e vândalos, emergindo da escuridão com sua alma intacta.” 
Extraído do link: http://www.artilhariacultural.com/2011/03/15/nova-versao-de-pinoquio-sera-mais-sombria-e-fiel-ao-original/

















Desde que Len Lie criou o primeiro filme em Stop Motion, o famoso "The Peanut Vendor" que esta forma de animação foi produzida ocasionalmente e nos últimos anos vem se destacando no Brasil. Não podemos esquecer do Cristal encantado que foi todo executado com animatronics, bonecos articulados com esqueleto metálico para produzirem movimentos requintados.