Saiba como o Desenho Animado começou no Brasil:

Bem vindu!
Aqui você fica sabendo como é feito um desenho animado tradicional (2D), suas etapas e sua evolução. Algumas biografias resumidas do pessoal da
animação. Aqui tem art concept, layouts, story boards, models, memórias, repertório de Glória Costa animadora e seu professor e amigo, o animador Mario Lantana, links de animação. Vai encontrar também ilustrações de Glória Costa. Curiosidades e muito mais!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Brasil Animado em 3D é Criação Brasileira!

Este filme é a mais nova criação de Mariana Caltabiano.  Feito no Brasil e por profissionais brasileiros, é o nosso primeiro longa metragem com captação de imagens em terceira dimensão, ou 3D. E vai ser exibido em telas próprias para esse tipo de filme no começo de 2011. Tem cenas ao vivo e os personagens interagem nas cenas, outras são totalmente  feitas com cenários desenhados, animação limitada feitos da forma tradicional: numa mesa de luz, com papel e lápis, mas com finalização no computador. 
Glória foi convidada para a  pré-estreia do Brasil Animado e na volta resultou estas palavras. O filme Brasil Animado tem um humor leve e gostoso, foi fácil identificar os paulistas no "Stress" e todos os brasileiros no "Relax" muito boa sacada! Ele tem uma animação simples e fácil, uma narrativa fluída e todo o nosso Brasil na tela. É um trabalho redondinho. Na nossa medida para passar em qualquer lugar do mundo, não só aqui! A história mostra os personagens Stress e Relax viajando pelo nosso Brasil à procura de uma árvore que é um tesouro nacional. Enquanto Relax leva Stress para todo canto, nós viajamos juntos nessa aventura.  
Mariana Caltabiano teve um orçamento de 3 milhões para produzir esse filme viajando com 7 pessoas. Sua  maior preocupação era alguma comparação com o filme Avatar, porém esta produção tem outro perfil. A história não é uma ficção científica e o conteúdo é brejeiro, é  brasileiro! Possui narrativa clara, pitoresca pois mostra o que temos de mais bonito, as paisagens coloridas e o charme do nosso humor. 
Brasil Animado também está em formato de filmagem convencional, então este também passará para o público que não tem condições de pagar para ver em salas de 3D. Assim como o Gui e Estopa que foi veiculado  em lugares carentes, este filme também irá a lugares onde assistir um filme é coisa rara.
 

Essa cineasta estudou em N.Y., trabalhou em agências como a DM9 e a Talent, escreveu um livro infantil que deve ser delicioso de saborear se pudermos assaltar a geladeira da mãe dela, já que é lá que guarda a capa que criou com balas de verdade.
Cresceu apreciando as revistinhas de Mauricio de Sousa e hoje tem a sua própria produtora que está produzindo muito para a alegria de toda a garotada que assiste a Cartoon Network. Provavelmente deve ter  preenchido vários dos passatempos que Glória Costa criou para aquelas revistinhas.
Ela tem uma visão interessante e uma postura muito aberta para dispor sua obra tanto em salas de cinema para o público pagante, como também veicular para um público carente que não veria um filme sem  uma iniciativa como a sua. Isso significa que ela não está preocupada só com a renda do filme!  
Mariana deseja educar atravez de seus filmes e seriados, e penso que seu raciocínio está certo! O cinema encanta, o desenho animado envolve as criançada e até os adultos, é claro que uma mensagem bem colocada fica registrada no íntimo da criança!

Como Mariana, também acho que proibir comerciais animados por causa das crianças é um contra-senso. Regular a produção e o conteúdo de um comercial animado sim, determinar que as mensagens nesses comerciais animados devam respeitar o universo infantil e promover educação sim. Podemos criar o comercial que venda um produto e ainda  usá-lo para educar e orientar. 
As crianças continuam a ver tv e a assistir comerciais de filmes ao vivo, por acaso estes não têm suas mensagens absorvidas pela mente infantil? Os comerciais antigos tinham essa preocupação! Basta ver o filme dos "Cobertores Parayba", cujo jingle aconselha a criança a dormir sem que a mãe mande.

Muito bem Mariana! São empresários do seu porte e atitude que o Cinema Brasileiro precisa! Você e a equipe estão de parabéns por essa produção e por nos colocar na história! Vejo em você um valor muito grande para o mercado de animação! Você e sua produtora está fazendo animação para a Cartoon Network, criando para eles e isso é sinônimo de aquecimento do mercado da animação para o Brasil. Este longa tem a linguagem da Cartoon Network, então lá fora eles  vão aceitar. A animação é limitada, mas é atual. 
Uma hora você mesma vai querer fazer uma animação mais requintada como a clássica. Com oceanos e ondas mais animadas. E no nosso mercado esses profissionais de animação clássica estão dispersos. Você sabe escolher e contar a história, é isso que faz um filme tanto quanto a animação! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário