Saiba como o Desenho Animado começou no Brasil:

Bem vindu!
Aqui você fica sabendo como é feito um desenho animado tradicional (2D), suas etapas e sua evolução. Algumas biografias resumidas do pessoal da
animação. Aqui tem art concept, layouts, story boards, models, memórias, repertório de Glória Costa animadora e seu professor e amigo, o animador Mario Lantana, links de animação. Vai encontrar também ilustrações de Glória Costa. Curiosidades e muito mais!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ETAPA, dois Comerciais e uma Fase da Animação Clássica


Esta coleção de comerciais do ETAPA foi feita pelo Estúdio Start Filmes. Glória Costa cresceu assistindo esses comerciais na tv, numa época em que enchia cadernos com seus desenhos. Naquela época nem pensaria na possibilidade de animar um comercial desses. No entanto, depois de estagiar no departamento de Quadrinhos do Mauricio de Sousa e aprender animação com Mario Lantana, ela entrou na Start um tempo após sua morte.
Planejamento, Animação e Filmagem por: Glória
Lá evoluiu de intervaladora para animadora, no tempo em que trabalhou nesse estúdio planejou uma sequencia do primeiro filme do Grilo Feliz e sua turminha. Entre a produção desse longa metragem e os comerciais. Ela trabalhou na produção de dois desses comerciais presentes nessa coletânea.
Este comercial com a silhueta masculina correndo em fundo preto teve suas cenas planejadas  por Glória Costa na Start e ela animou e só teve intervalação na cena final onde o personagem rompe o vidro e corre em camera lenta.
Este trabalho foi pintado com dermatográfico branco em papel preto. Quando ele sai da escuridão e vai para o campo iluminado e verde tem pintura em acetato com contornos de dermatografico para dar o volume do corpo. Ela também acompanhou a filmagem na table top.

Rotoscopias de cenas ao vivo por Glória
Neste outro comercial do Cursinhos ETAPA um casal de guitarristas foi filmado ao vivo e os frames foram copiados em papel-foto e montamos o movimento, pondo folhas de layout por cima foi tirado o traço de cada frame.  
Essa rotoscopia foi pintada em acetato e as cores do filme ao vivo não tem nada a ver com a filmagem. Depois esse mesmo guitarrista foi reaproveitado para compor parte de uma cena de um comercial da Sharp, ela então foi trabalhada de outra forma. 
Neste comercial do ETAPA, a rotoscopia do guitarrista ficou a cargo de Glória Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário