Saiba como o Desenho Animado começou no Brasil:

Bem vindu!
Aqui você fica sabendo como é feito um desenho animado tradicional (2D), suas etapas e sua evolução. Algumas biografias resumidas do pessoal da
animação. Aqui tem art concept, layouts, story boards, models, memórias, repertório de Glória Costa animadora e seu professor e amigo, o animador Mario Lantana, links de animação. Vai encontrar também ilustrações de Glória Costa. Curiosidades e muito mais!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Como empacotar a Mônica num filme

video
Esse trecho do longa metragem As Aventuras da Turma da Mônica, onde a Mônica é "empacotada", foi animada quase que exclusivamente por Mário Lantana e intervalada por sua assistente Glória Costa. A parte que ele pegou para animar tem a Mônica dentro da caixa. 
A dificuldade dessas cenas era simplesmente a Mônica estar dentro de um cubo que o Cebolinha tinha que proteger e salvar, tanto a si como a dentuça que estava paralizada. E durante o movimento, a única vez que o cubo se deformava, é no início onde ela é envolvida pelo raio e depois o pacote cai no chão perto do Cebolinha.
Fizeram a cabeça da Mônica de massa e encaixaram num cubo nas proporções dela, e o Lantana assumiu a execução dessa animação. Toda a sequência em que o Cebolinha corre com a caixa, cai no abismo e essa caixa flutua  dentro da nave de fuga, foi feita pelo meu animador favorito.
Mas todos já sabiam que o Lantana nem precisaria disso para realizar seu trabalho. Mesmo assim, deixaram a maquete com ele, que se poz a desenhar e cantarolar suas óperas. Ele ia concluindo as cenas e entregando para sua assistente Glória, que ia intervalando e apresentando a ele para correção e aprovação. 
O trecho em que o Cebolinha cai de um precipício... e a caixa gira no ar, hoje tal movimento poderia ser feito no computador criando a caixa em 3D, mas naquela época não havia essa tecnologia à disposição das pessoas nem nos Estados Unidos. Só os militares trabalhavam com o IBM e este não fazia artes, só cálculos. Qualquer animador poderia até mandar filmar a caixa em todos os ângulos e movimentos para depois fazer a rotoscopia*... porém aqui isso não aconteceu! Apenas por falta de tempo hábil para executar o trabalho.
Vocês que cresceram se lembrando de ter assistido o longa e hoje até podem estar num estúdio treinando ou mesmo animando, sabem que temos já a anos uma forma de fazer um line-test** que é o preview da animação. Sabem que assim todas as imperfeições podem ser corrigidas antes de finalizar e compor o movimento com cenário e som. Mas o Lantana e a Glória não fizeram nenhum preview de suas cenas. Como disse em um artigo anterior, não dava tempo para fazer tal teste!


*rotoscopia: é a técnica de pegar uma cena filmada ao vivo, ou uma sequência de fotos sugerindo a ação, transferir os contornos para o papel e a partir dessa cópia fazer a animação clássica. Uma cena pode ser interpretada, por um ator que faz o movimento e sobre o corpo dele sobrepõe-se o personagem. Respeita-se apenas o movimento. No caso de uma maquete filmada, reproduz-se a forma e damos a cor daquele elemento da cena.

**line test: é uma filmagem prévia com uma webcam do traço a lápiz dos layouts da cena de acordo com a ficha para ver o movimento e conferir se é preciso mudar alguma coisa antes de escanear e pintar.
 


2 comentários:

  1. Caramba,vocês fazem verdadeiras mágicas no papel!!!
    Parabéns por esse talento maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, esse italiano era impressionante mesmo! e Aqueles eram tempos de loucuras...rs Hoje o computador faz isso com os programas 3D brincando! e o cara no teclado nem precisa saber desenhar direito, desenhar ajuda para entender sutilesas do trabalho, mas já ficou mais fácil de resolver uma cena assim. Abs

    ResponderExcluir