Saiba como o Desenho Animado começou no Brasil:

Bem vindu!
Aqui você fica sabendo como é feito um desenho animado tradicional (2D), suas etapas e sua evolução. Algumas biografias resumidas do pessoal da
animação. Aqui tem art concept, layouts, story boards, models, memórias, repertório de Glória Costa animadora e seu professor e amigo, o animador Mario Lantana, links de animação. Vai encontrar também ilustrações de Glória Costa. Curiosidades e muito mais!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fantasmagorie de Émile Cohl


    Este foi o primeiro filme animado que se tem notícias. Émile Cohl o criou por volta de 17 de agosto de 1908. Na época todos ficaram pasmos com o movimento e a simplicidades dos traços que, sem som transmitiam uma graça atravez do palhaço e diversas situações metamorfoses de fomas. Assim ele criava uma obra que perdura até hoje. Estava criado o desenho animado, um filme com imagens que narram uma história, mas atores!

Antes dele os chineses tinham o costume de faze jogo de sombras usando a luz, depois Leonardo da Vinci criou no seculo XV um instrumento  que foi aperfeiçoado por Giambattista Della Porta um seculo mais tarde que ficou conhecido como "câmara escura" que consistia numa caixa com uma lente onde as luzes entravam e produziam sombras. A imagem refletia no fundo invertida.

Depois, por volta do seculo XVII, a famosa lanterna mágica foi criada por um alemão e era um artefato que mais parecia um abajur com silhuetas pintadas e uma vela acesa dentro, Athanasius Kirchner fazia girar a peça em torno da luz da vela e as imagens se deslocando parecia um balé estático e ciclico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário