Saiba como o Desenho Animado começou no Brasil:

Bem vindu!
Aqui você fica sabendo como é feito um desenho animado tradicional (2D), suas etapas e sua evolução. Algumas biografias resumidas do pessoal da
animação. Aqui tem art concept, layouts, story boards, models, memórias, repertório de Glória Costa animadora e seu professor e amigo, o animador Mario Lantana, links de animação. Vai encontrar também ilustrações de Glória Costa. Curiosidades e muito mais!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Como era Pintada a Animação antes do Computador

Inicialmente em outro link* escrevi sobre o filme do Anélio Latini. Como o filme foi feito em preto e branco, resolvi explicar como eram feitas as pinturas dos acetatos para a cena ir para a filmagem. Depois pretendo colocar um glossário sobre alguns termos que irão surgindo nos artigos.
comercial da Varig - Anos 60
Para pintar um personagem monocromático vc precisava fazer um paralelo com as cores do mundo real. E no departamento de arte final de uma produtora, isso era habitual até os anos 70. O Pantone comparativo com as cores reais e as gradações de látex e corante preto estava sempre à mão e os tons de cinza deviam sugerir ao cérebro do espectador as cores.
Os melhores acetatos sempre foram os importados e as fornecedoras já os enviavam cortados, para uso em campo 12 normal ou duplo, para as produtoras de propagandas. http://www.memoriadapropaganda.org.br/Acervo/AcervoTKS.html
Tudo o que se conhecia e se divulgava como cinema de entretenimento no Brasil era Disney desde o final da década de 30. Mas Disney só passava nos cinema e na televisão muitas vezes a ligávamos e encontrávamos muitas vinhetas, algumas pelo que me lembro eram de Norman McLaren. Era mais manchas e movimentos de caleidoscópio.  Essas vinhetas haviam sido feitas  no meio da década de 30 com formas  orgânicas pintadas direto nas películas de 35mm foram feitas por Len Lye e o primeiro “stop motion” que conheço também feito em 1933 por Len Lye (http://www.youtube.com/watch?v=eQYZPwEdPoo) e depois Norman McLarem na década de 40 foram a base para desenvolver películas sem atores para entretenimento.
Norman McLaren animando direto na Table-Top
Aqui no Brasil fazia-se muitos comerciais de animação, de stop motion, desde os anos 50. Como já mencionei em outro post, Mario Lantana havia feito o primeiro comercial animado no Brasil. Mas não era desenhado, ele na verdade desenhou o Story Board definindo a ação dos vidros de Regulador Xavier 1 e 2 para mulheres.  Ele controlou na fotografia os angulos que ele desejava, quantas fotos e ao chegar da revelação, elas foram recortadas cuidadosamente e montadas em acetado uma a uma. depois filmadas como se filma uma animação, dois frames* de cada vez. Lamentavelmente essa propaganda queimou-se num incêndio e não há cópias conhecidas!
Mas a evolução da chegada da tv a cores no Brasil, fez com que  os  estúdios tivessem que dispensar o corante preto e passar a fazer as tintas coloridas para dar cor na animação brasileira. Os contornos do personagem ainda era m na maioria filetados a  nanquim para pintar, mas logo depois começou a ser xerocado para ser pintado o com látex colorido. Agora o vermelho era vermelho e a pele era cor de pele! Os cenários ainda eram pintados com papéis importados, pincéis ingleses e guaches também vindos de fora do país.
acetato xerocado e pintado






* frame: fotograma do quadro da película do filme, para cinema tem o tamanho de  35mm, para filmagem caseira era usado a bitola de 16mm e 8mm.

*Leia mais no oSabeTudo.com: O Início da História da Animação no Brasil | O Sabe Tudo

2 comentários:

  1. eu estava mesmo querendo saber de que forma eles eram pintados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era bem artesanal o trabalho todo, desde a criação até o momento em que o rolo de filme era entregue ao laboratório para revelação da película em 16mm ou 35mm

      Excluir