Saiba como o Desenho Animado começou no Brasil:

Bem vindu!
Aqui você fica sabendo como é feito um desenho animado tradicional (2D), suas etapas e sua evolução. Algumas biografias resumidas do pessoal da
animação. Aqui tem art concept, layouts, story boards, models, memórias, repertório de Glória Costa animadora e seu professor e amigo, o animador Mario Lantana, links de animação. Vai encontrar também ilustrações de Glória Costa. Curiosidades e muito mais!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Começo da Animação no Brasil -1

Lantana no Estúdio da "Black"
Tenho a intenção de colocar aqui os conhecimentos de Glória Costa sobre a história da animação no Brasil. Seu início como assistente do animador italiano Mário Giovani Lantana. A convivência no departamento de animação da Black&White&Collour prod. com os colegas e o aprendizado da arte da animar, ou como chamavam esse departamento e toda a produtora: Black. Glória na verdade começou nos Estúdios do Maurício de Sousa, fazendo estágio, logo depois de sair do colegial. Havia acabado de fazer 18 anos quando ela se sentou na prancheta e começou a descobrir a técnica de ilustrar história em quadrinhos desenhando a turma da Mônica em 1980. 

Por um ano o treino requeria observar distribuição de massa da ação dos personagens, estudar as proporções de cada personagem para reproduzir exatamente cada um dos bonecos criados pelos estúdios do Maurício. Após oito meses de treino já tinha alguns passatempos criados por ela dentro do estilo da turma da Mônica de acordo com a faixa etária dos que liam as revistinhas. Até então não havia sequer ouvido sobre desenho animado feito no Brasil. Não conhecia o mercado e nem estivera num curso de ilustração.
Então um dia o Maurício reuniu seus departamentos no salão onde ficavam ela e os desenhistas de HQ. E para que todos o vissem enquanto falava subiu num banco de madeira. Sua alegria era evidente ao comunicar seu novo contrato. Ele havia fechado com a Embrafilme um contrato para fazer desenho animado e pretendia fazer 10 longa metragens com a Turma da Mônica. Depois de todos ouvirem os detalhes que ele queria participar a nós, timidamente Glória levantou a mão e perguntou se podia trabalhar nos longas. 
Todos a olharam e parecia que ela dissera algum absurdo. Glória até pensou que eles se sentissem relegados por ela querer ir para outro departamento. Até a Alice, que era a chefe do departamento demonstrou um certo desapontamento. Mas no final até concordou que, como a Gloria já estava treinada para fazer os personagens da turminha podia ser bom para não perder a qualidade do trabalho. 
Mais tarde naquele dia uma pessoa veio avisar que um dos animadores aceitara treiná-la. Aceitara? O que queria dizer?! E no dia seguinte ao chegar no departamento de animação não havia ninguém por lá e ela até pensou que era mesmo bem diferente do departamento de quadrinhos... Teve que voltar para a prancheta para não ficar olhando para as paredes. Dali a pouco... por volta das onze horas, aparece um ruivo de óculos, magro, cinquentão procurando pela estagiária que queria fazer animação.

A primeira coisa que ele queria saber era se ela já havia feito desenho animado alguma vez. Claro que não... E o italiano ficou feliz! Ele havia ficado contente porque assim podia treinar uma pessoa sem vícios trazidos de outro estúdio de animação. 

E esse foi o início dessa dupla,  o animador Mário Lantana e sua assistente Glória Costa que durou até a morte dele em abril de 1984. E Glória entendeu logo no primeiro dia que a surpresa dos seus colegas do departamento de quadrinhos era que ela seria a única mulher no Brasil fazendo desenho animado. A outra que antes havia estado alguns anos na animação fora a Geni, mas ao se casar saíra da profissão.




3 comentários:

  1. É isso aí Glória . . . precisamos obter mais conhecimento sobre animação no Brasil, tenho certeza que suas experiências serão de grande importância para todos que assim passarem por aqui. Bj grande Fefa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de compartilhar com todos um pouco do muito que precisamos saber a respeito dessa arte que há tantas gerações encanta , com sua magia, seja em HQ, seja em desenho animado, que sempre foi e sempre será o elo que não deixa o gosto pela leitura e pela diversão sadia cair no esquecimento, graças ao belo trabalho de voc~es, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. agradeço pelos elogios, em brve terei alguns posts com vídeo junto! abção!

    ResponderExcluir